Indo além da forma habitual de pensar e estar no mundo
Dia após dia, você acorda e vai para o banheiro, depois toma o seu café e põe os seus sapatos e vai para o trabalho.... e algo acontece e você experimenta raiva... e você volta para casa e lê um livro... e sai para passear e se apaixona... e sai de férias e experimenta alegria... algo acontece e você experimenta medo... e não está mais apaixonado e experimenta solidão... e você encontra isso e perde aquilo... e você se preocupa e experimenta ansiedade e stress... e algo acontece e você experimenta calma e continua respirando...
Uma das coisas que acontece quando você começa a praticar Yoga é que você começa a compreender que você não é apenas o seu corpo (nem as suas emoções, nem os seus pensamentos), e que você é muito mais porque tudo isto está mudando.
Você compreende isto não através da negação, repressão ou porque alguém te falou. Você descobre isto gentilmente através da prática regular do Yoga... como uma flor naturalmente vai se abrindo na primavera, o Yoga vai te levando a um processo individual de autoconhecimento... e começa a compreender que você não é a ansiedade, não é a raiva, nem os pensamentos agitados... que você é muito mais.
A vida sempre vai ter estes altos e baixos... mas a pessoa que aprende a adaptar-se a diferentes situações não sofre. A solução é conseguir esta resistência para enfrentar os problemas... e temos que cultivar esta resistência mais no lado psicológico do que físico. As técnicas do Yoga são psicofísicas. Apesar de trabalhar com o físico, o efeito maior é na mente. Pela prática das posturas, controle da respiração e meditação, podemos controlar nossas emoções e atividades, acalmar a nossa mente e desenvolver um equilíbrio e força interior que nos permite enfrentar as emoções fortes da vida.
Aprendemos como se mover, ficar em pé e sentar-se com a coluna ereta, encontrando nosso lugar na linha da gravidade: seja a gravidade física, psicológica ou espiritual: encontrar o nosso centro. Yoga não tem nada a ver com acrobacias, contorcionismo ou exibicionismo, embora algumas posturas parecem com isto.
O Yoga vai muito mais fundo do que isto. Yoga purifica o corpo, mente e espírito, e seu equilíbrio original é re-estabelecido.
O Yoga é um convite para o autoconhecimento... um convite para viver no momento presente, com mais presença e consciência. O Yoga procura levar a pessoa a ir além da forma habitual de pensar e estar no mundo.