Carlos Siqueira
Professor de Yoga formado na tradição do Kaivalyadhama College of Yoga, de Lonavla, Índia. Fundou o Yoga Shakti - Centro de Yoga e Meditação.
Nasceu numa família Católica e, aos 18 anos, na sua busca por sentido e significado, iniciou suas práticas de yoga e meditação através do Budismo e Hinduísmo. Encontrou aí uma grande fonte de sabedoria e paz interior, mas sentia falta da figura de Jesus. Em 1994, descobriu a meditação Cristã e foi como um “voltar para casa”. Desde então, recebe seu treinamento em meditação com o monge beneditino inglês, Dom Laurence Freeman, OSB.
Em 1997, morou em Londres, no Centro Internacional da Comunidade Mundial para a Meditação Cristã, onde estudou Hatha Yoga com Giovanni Felicioni (formado em Yoga e Rolfing), que foi seu primeiro professor de yoga e inspiração para seguir esse caminho.
Voltando ao Brasil, conheceu o prof. Marcos Rojo e fez sua Formação em Yoga na tradição da Escola de Kaivalyadhama. Durante sua formação, estudou com vários professores, entre eles: M. L. Gharote (Índia), prof. Hermógenes (RJ), prof. Shimada e prof. Marcos Rojo (SP), que continua sendo sua principal fonte de inspiração e aprendizado no Yoga.
Caminho de Paz - Encontro de meditantes Cristãos e Budistas com Sua Santidade o Dalai Lama e Dom Laurence Freeman, OSB.
Florença. Itália, 1999
Em 1999, foi para Florença, Itália, participar de um Retiro de 4 dias de Meditação pela Paz Mundial, chamado “Caminho de Paz” - um Encontro de Meditantes Cristãos e Budistas com Sua Santidade o Dalai Lama e Dom Laurence Freeman, OSB. O Caminho de Paz é um
evento anual de diálogo inter-religioso, cujos elementos essenciais deste tipo de diálogo são: peregrinação a lugares sagrados de ambas as tradições, períodos de meditação juntos e união de forças, como agentes da paz e reconciliação em nosso mundo cheio de
conflitos e divisões.
Em 2008, foi para a Índia, onde fez vivências no Saccidananda Ashram, no Ananda Ashram e no Ramana Maharshi Ashram. Em Bombay, praticou Iyengar Yoga com o Pe. Joe Pereira, um padre Católico que ensina yoga e meditação no tratamento de dependentes químicos e portadores de HIV, na Fundação Kripa.
Carlos é oblato (monástico no mundo) da Comunidade Mundial para a Meditação Cristã.
"Mantenho esta conexão com a tradição monástica Católica, particularmente
os Beneditinos, por causa da sua sabedoria perene de equilíbrio e flexibilidade.
Isto significa que procuro viver a espiritualidade Cristã integrada ao Yoga,
que é o reconhecimento da Presença Divina em todo o cosmos e no centro
do nosso próprio ser."