Carlos Siqueira

Professor de Yoga formado na tradição do Kaivalyadhama College of Yoga, de Lonavla, Índia, e Professor Certificado de Kaiut Yoga. Pratica yoga e meditação há mais de 30 anos e fundou o Yoga Shakti - Centro de Yoga e Meditação.

Nasceu numa família Católica e, aos 18 anos, na sua busca por sentido e significado, iniciou suas práticas de yoga e meditação através do Budismo e Hinduísmo. Encontrou aí uma grande fonte de sabedoria e paz interior, mas sentia falta da figura de Jesus. Em 1994, descobriu a meditação Cristã e foi como um “voltar para casa”. Desde então, recebe seu treinamento em meditação com o monge beneditino inglês, Dom Laurence Freeman, OSB.

Em 1997, morou em Londres, onde estudou Hatha Yoga com Giovanni Felicioni (formado em Yoga e Rolfing), que foi seu primeiro professor de yoga e inspiração para seguir esse caminho.

Durante sua formação, estudou com vários professores, entre eles: M. L. Gharote (Índia), Hermógenes (RJ), Shimada e Marcos Rojo (SP), grandes professores que continuam sendo fonte de inspiração e aprendizado no Yoga.

 

Caminho de Paz - Encontro de meditantes Cristãos e Budistas com Sua Santidade o Dalai Lama e Dom Laurence Freeman, OSB.
Florença. Itália, 1999

 
 

Em 1999, foi para Florença, Itália, participar de um Retiro de 4 dias de Meditação pela Paz Mundial, chamado “Caminho de Paz” - um Encontro de Meditantes Cristãos e Budistas com Sua Santidade o Dalai Lama e Dom Laurence Freeman, OSB.

Em 2008, foi para a Índia, onde fez vivências no Saccidananda Ashram, no Ananda Ashram e no Ramana Maharshi Ashram. Em Bombay, praticou Yoga com o Pe. Joe Pereira, que ensina yoga e meditação no tratamento de dependentes químicos e portadores de HIV, na Fundação Kripa.

Em seus constantes estudos, praticou vários métodos de Yoga, com vários professores, e percebeu muitos alunos e professores cheios de lesões e machucados, causados pela prática, pela forma como eles estavam praticando yoga, pois estavam buscando conseguir fazer posturas cada vez mais difíceis, e esquecendo o verdadeiro propósito do Yoga.

Isso não fazia nenhum sentido, porque um recurso de saúde natural, de organização e de equilíbrio entre a mente e o corpo, não deveria entregar nenhum tipo de machucado ou de lesão.

Começou então a se questionar, estudar e pesquisar: Como ensinar o Yoga Milenar, sem perder seu verdadeiro propósito, de uma forma segura e acessível para todos?

Quando conheceu o Kaiut Yoga, encontrou a peça que faltava: o método preserva a essência do Yoga, mas com uma abordagem bem diferenciada, sem nenhum vínculo com o Hinduísmo, com uma sólida base científica, uma prática mais sutentável, muito segura e acessível para todos, pois leva em consideração as condições do ser humano moderno: estressado, ansioso, que tem dores, rigidez e não é flexivel.

Passou a fazer aulas com o criador do método, Francisco Kaiut. Logo sentiu uma transformação no seu próprio corpo e mente, encantou-se com o método, e fez o curso de formação.

Hoje, ensina de Kaiut Yoga, com o propósito de levar saúde e autoconhecimento a seus alunos. Também ensina meditação como um caminho para uma vida mais consciente e significativa.

“Muito mais do que uma prática, Yoga é uma caminho para o autoconhecimento e uma forma natural de religar o ser humano moderno com o que mais importa: uma vida saudável e sua verdadeira natureza.”